terça-feira, 26 de agosto de 2014

[Desabafo.]

É cada vez mais difícil acreditar que um dia, tudo há-de melhorar.
Tenho tido sempre esperança. Quero mesmo acreditar que isto um dia irá mudar para melhor.
Se calhar sou a pessoa que mais mostra que nada se passa e no fundo sou das que sofre mais. Finjo não me importar e tento acreditar que um dia pagarão por todo o mal.
No ano passado sofri muito. Houve um conflito familiar que me deitou abaixo. Chorei tantas noites. Não sabia onde era o meu lugar no meio de tudo. No início apoiei uma parte, tentei chamar a outra parte à razão. Nunca na minha vida falei tão mal ao meu pai como naquele dia. Se me arrependo? Não! Tentei trazê-lo à realidade. Tentei mostrar-lhe que não estava a agir bem daquela maneira apesar de a outra pessoa também ter os seus defeitos. Mas quem não os tem? As coisas com o tempo melhoraram. Melhoraram numa parte, houve uma altura em que até achei que o meu pai tinha mudado, mas eu sei que não mudou. NADA.
Ajudo-o sempre que posso. Faço tudo o que ele me vai pedindo. Tento ser o melhor que posso. E sei perfeitamente que os meus irmãos também o fazem.
Tanta gente que nos elogia por sermos o que somos. Por trabalharmos, por não andarmos a gastar o dinheiro dos nossos pais à balda. Nunca fomos pedinchões em nada. Nunca fomos de fumar, nem de apanhar bebedeiras, nem de sairmos muito. Sempre ajudamos os nossos pais e ajudamos o mais que podemos.
Mas aquilo que aconteceu entre o meu irmão e o meu pai fez me entender que para o meu pai, nós não somos nada. Há alguém que para ele deve ser tudo. Onde ele gasta todo o dinheiro que tem, sem pensar nas obrigações.
Depois de tudo, este Verão decidi optar por no próximo ano abdicar de ficar na minha cidade universitária e vir todos os dias a casa. Pela minha mãe, para ajudar o meu pai (apesar de saber que começa a não o merecer), por tudo. Porque sinto-me mais segura cá com a minha mãe. Começo a ter medo de todo este sofrimento que lhe vai na alma. E porque também me ficará mais baratito ir e vir todos os dias.
Sei que vou sofrer cá. Sei que vai custar mas é algo que preciso de fazer. Se ver que não aguento, talvez mude de opinião.

Um dia, vou conseguir ser forte. Um dia vou conseguir enfrentar alguém. Um dia deixarei de esperar, que alguém se encarregue de fazer pagar aquela pessoa que traz tanto sofrimento a esta família.

1 comentário:

Gaja Maria disse...

Se é isso que sentes que deves fazer, fá-lo, pelo menos tentas fazer o que podes para melhorar a situação. Vais ver que tudo vai correr bem :)